Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A Cidade
Início do conteúdo da página

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
A CIDADE DE RIO BRANCO
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 


Centro Político Administrativo da cidade.

 

Distância para - Brasília 3125 km - São Paulo 3605 km - Fortaleza  5396 km - Porto Alegre  4196 km

.

Mapa de Localização do município de Rio Branco AC.

 

Rio Branco, a capital do Estado do Acre (o nome Acre origina-se de Áquiri, transcrita pelos exploradores desta região da palavra Uwakuru do dialeto dos índios Ipurinã.), foi fundada em 28 de dezembro de 1882, com o nome de Seringal Empreza pelo cearense Neutel Maia. Em 1904, após a anexação definitiva do Acre ao Brasil, foi elevada à categoria de vila, tornando-se sede do departamento do Alto Acre.

Em 1909 passou a ser denominada Penapólis (em homenagem ao então Presidente Afonso Pena) e, em 1912 , Rio Branco, em homenagem ao Barão de Rio Branco, chanceler brasileiro cuja ação diplomática resultou no Tratado de Petrópolis. Em 1913 tornou-se município. Em 1920 capital do território do Acre e em 1962 à capital do estado. Rio Branco é o centro administrativo, econômico e cultural da região. É cortado pelo rio Acre, que divide a cidade em duas partes, denominadas, Primeiro e Segundo distritos.

Tem uma população, estimada em 2014, de 363.928 habitantes, uma economia de subsistência, baseada no emprego no serviço publico e no extrativismo.

                                                 Vista parcial da região central da cidade.


                                                 Centro histórico da cidade de Rio Branco.

 

 

 

Centro histórico da cidade de Rio Branco - GAMELEIRA - Data de 1882, quando acampou o desbravador Neutel Maia, fundador do Seringal Empreza, origem de Rio Branco. A gameleira é uma frondosa árvore com mais de 2,5m de diâmetro no tronco, com mais de 20 metros de altura e, com o sol a pique, sua sombra tem por volta de 30m de diâmetro. Foi testemunha de duas batalhas da revolução acreana. Tombado monumento histórico pelo Dec. Municipal nº 752, de 28 de dezembro de 1981.

Com a construção do novo calçadão e a reurbanização do sítio histórico do 2º Distrito a gameleira transformou-se em ponto de encontro, de entretenimento e de um bom papo. Localização: Rua Cunha Matos – 2º distrito.

 

                                                 Aeroporto Internacional da cidade.


                                                 Avenida Antônio da Rocha Viana.


                                                 Obelisco, fonte e assembléia legislativa do estado do Acre na cidade de Rio Branco.


                                                 Quartel da Policia Militar do estado do Acre na cidade de Rio Branco.

 

 

 

 

 

MERCADO VELHO – Construído na Década de 20, do século passado, na gestão do governador do território, Hugo Carneiro. Foi uma das principais construções em alvenaria da época. Passou por uma obra de revitalização que resgatou a importância do espaço e levou a população a visitá-lo com mais freqüência.

No prédio do novo Mercado Velho, os antigos comerciantes, muitos com quarenta anos de atuação no local, foram mantidos em suas vendas, bazares, lojinhas de ervas e produtos religiosos. No local, também funcionam pensões, lanchonetes cafés e uma loja de artesanato. Localização: margem esquerda do Rio Acre, na Avenida Epaminondas Jácome – Centro.

 

 

                              
                   Fotos do interior do Mercado Velho, no centro histórico da cidade de Rio Branco.

 


 

 

IGREJINHA DE FERRO – Idealizada pelo proprietário do Seringal Bom Destino, Joaquim Victor, para cumprir promessa a Nossa Senhora, caso Plácido de Castro saísse vitorioso na Revolução Acreana juntamente com seus seringueiros. Foi construída com chapas galvanizadas pré-fabricadas na Alemanha e montada por dois engenheiros alemães. Único marco histórico-religioso da Revolução Acreana. Horário: de 2ª a 6ª feira das 07h30 às 17h. Localização: 4º Bis, Rua Colômbia, 708 – Bosque. Tel.: 3216-2964.


 

CATEDRAL NOSSA SENHORA DE NAZARÉ– Foi inaugurada em 1959, em estilo romano-basilical, com três naves separadas com 36 vitrais coloridos na parte superior e 11 na parte inferior. Possui um mausoléu com os restos mortais de Dom Giocondo Maria Grotti e Dom Júlio Maria Mattioli. Aberta de   2ª a 6ª feira  das 7h às 12h e das 14h30 às 20h; sábado das 6h às 12h e das 17h às 20h30 e domingo das 6h às 9h30 e das 16h às 20h30. Localização: Praça da Catedral, nº 8 –  Centro. Tel. (68) 3224-1932.

 

 

 

PALÁCIO RIO BRANCO – Construído em 1930 com projeto de Alberto O. Massler, no governo de Hugo Carneiro; seu desenho arquitetônico foi inspirado na arquitetura grega seguindo o estilo grave e majestoso da ordem jônica, tendo sua fachada ornamentada por quatro imponentes colunas terminadas em capitéis de fino traçado. Foi recentemente revitalizado e parte do prédio ambientado com exposições que apresentam as fases históricas do povo acreano.

 

 

foto galeria materia 620 if98

 

                                              

 

foto galeria materia 620 n29z

                                                                  Inaugurada em 2006, a Passarela Joaquim Macedo virou um cartão-postal da cidade.

 

 

foto galeria materia 620 xh6c

                                           Biblioteca pública.

 

 

                                           Via Verde Shopping (foto 2015)

O complexo foi inaugurado em novembro de 2011. Conta com 167 lojas, sendo 8 âncoras, 2 mega-lojas, 4 salas de cinemas da rede Cine Araújo. Possui sete lojas âncoras: Lojas Americas, Lojas Riachuelo, Lojas Renner, Lojas Marisa, Lojas C&A, Bemol e Lojas Avenida.

 

 

Principais Faculdades de Rio Branco:

 

                                           Universidade Federal do Acre.

 

 

                                           Instituto Federal do Acre.

 

 

                                                 Faculdade UNINORTE.

 

 

                                                  FAAO- Faculadade da Amazônia Ocidental.

 

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
RESUMO PARA OS TRANSFERIDOS
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Rio Branco, capital do estado do Acre, é uma cidade que está crescendo e se desenvolvendo bastante e possui cerca de 350 mil habitantes. É Localidade Especial Categoria A, tem adicional de 20%, com tempo normal de guarnição e 2% ao dia para quem está no trecho ou nos destacamentos. A voltagem é 110 V.

 Custo de vida: Médio.
      Aluguel acima de 500 reais. Bairros bons para morar: Manoel Julião, Estação Experimental, Tucumã, (pra quem serve no BEC) e Cohab do Bosque e Aviário, São Francisco (pra quem serve no BIS).
     Supermercados: aqui tem uma rede de supermercados: Araújo, domina quase a cidade toda, mas tem outros 3 mercados grandes, um Makro e um Atacadão. fora isso, tem vários mercadinhos de bairro.
     Alimentação: custo relativamente alto como em qualquer capital, mas a carne tem um preço bom comparando com outros lugares.

Escolas: Bastante variedade de escolas públicas e  particulares, os preços das particulares são diversificados.

Saúde: Tem um Posto Médico Militar, mas só o básico, a maior parte é por convênio.

Lazer: 1 Shopping de médio porte, bons restaurantes, praças, parques (recomendo o parque Chico Mendes, com mini zoológico, muita área verde e parquinho pra crianças), pizzarias com parquinho pra crianças (Maria Farinha, Agua na Boca, e mais um que não recordo o nome agora). Parque da maternidade, com ciclovias, pista de caminhada e área pra ginástica de graça na concha acústica), tem também o calçadão da gameleira que fica na orla no Rio Acre, com feirinha de artesanato e comidas tipicas.

 

 

 

 

 

4º BIS
Rua Colombia S/N - BosqueRio Branco - AC - CEP 69900-679
Seção Comunicação Social: (68) 3216-2916

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página