Bem-vindo ao Comando de Fronteira Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva  
 
COMPANHIA ESPECIAL DE FRONTEIRA

O Exército Brasileiro em Epitaciolândia-AC teve início em 26 de fevereiro de 1970, com a instalação na então Vila Epitácio Pessoa, de um destacamento da 4ª Companhia Especial de Fronteira, sediada em Rio Branco, capital, hoje, Comando de Fronteira Acre, 4º Batalhão de Infantaria de Selva, Battalhão Plácido de Castro. Em Abril de 2001 a Companhia Especial de Fronteira recebe nova designação: 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva Destacada.

Na época a 2ª Cia Fuz Sl Dst possuía dois Pelotões Destacados, sendo o 2ª Pelotão de Fuzileiros de Selva Destacado, localizado em Assis Brasil e o 3ª Pelotão de Fuzileiros de Selva Destacado, localizado em Plácido de Castro.

A 2ª Cia Fuz Sel Dst passa a se chamar Companhia Especial de Fronteira, em 20 de dezembro de 2010, passando a ser composta pela Seção de Comando da Subunidade, Pelotão de Recompletamento e 1º PEF ( em Epitaciolândia), 2º PEF (em Assis Brasil), 3º PEF ( em Plácido de Castro) e 4º PEF (em Santa Rosa do Purus).

Hoje, a Companhia Especial de Fronteira tem em seu efetivo cerca de 300 militares, onde a maioria dos cabos e soldados são de origem local seja de Epitaciolàndia, Brasileia, Xapuri, Assis Brasil e até mesmo índios de algumas aldeias.

A companhia Especial de Fronteira tem como área de responsabilidade toda a faixa de fronteira, que vai desde o Rio Madeira, região de travessia de balsa, no estado de Rondônia, na BR 364, passando por vários municípios, dentre eles; Extrema, Placido de Castro, Capixaba, Xapuri, Epitaciolandia, Brasiléia, Assis Brasil e Santa Rosa dos Purus.

A Companhia Especial de Fronteira não recebe soldados recrutas, apenas militares experientes em todos os níveis hierárquicos, sempre passando por um rigoroso processo seletivo, realizado pelo comando do Batalhão, pois é uma missão nobre defender nossa fronteira.

Por isso, a missão principal da Companhia é ; vigiar e proteger nossas fronteiras, realizando um trabalho constante, silente e efetivo, pois para nós a sentinela nunca dormi.

Aqui começa o Brasil, tudo pela Amazônia, selva!

Exército Brasiileiro Resenha on-line Transparência Associação de S Ten / Sgt POUPEX POUPEX